terça-feira, 17 de março de 2009

Cateter duplo J-O que é?




O sistema urinário pode ficar obstruído em qualquer lugar ao longo de seu trajeto. Cálculos (pedras) são causas mais comuns, mas o bloqueio também pode vir em conseqüência de traumatismos, estreitamentos, tumores ou cistos, espasmos ou torções dos ureteres , ou anomalias congênitas.
Aqui vamos falar mais precisamente dos cálculos (litíase), geralmente resultam de infecções ou distúrbios metabólicos que causa a excreção de quantias grandes de substâncias orgânicas e inorgânicas. Quando a urina fica concentrada, essas substâncias podem cristalizar e formar grânulos nos cálices renais. Os grânulos servem então como caroços para a precipitação adicional e desenvolvimento de cálculos maiores. Isso se torna perigoso quando um cálculo cresce o suficiente para causar uma obstrução, que acompanha de intensa dor quando este cálculo atravessa a via urinário.
É importante ressaltar que cálculos menores que 5mm (0,5cm) saem espontaneamente. Cálculos maiores que 10 mm (1 cm) não saem sozinhos, pois são até 3x maiores que o diâmetro médio do ureter.
Alguns procedimentos para retirada do cálculo são:
*Litotripsia extra-corpórea
*Ureterolitotripsia
*Nefrolitotomia percutânea
*Cirurgia convencional
Com qualquer comprometimento do ureter ele pode apresentar um grau de edema secundário a reação inflamatória que assim poderá obstruir a passagem de urina e de restos de cálculos. Agora entra o cateter com o nome de duplo J para garantir a permeabilidade da via. Este cateter também é chamado de rabo de porco (pig-tail em inglês). O cateter apresenta as duas extremidades em forma parecida com a letra J, daí o seu nome. O Duplo J apresenta furos em seu trajeto que permitem o escoamento da urina.
Uma ponta fica dentro do rim e a outra dentro da bexiga. Logo, mesmo que haja obstrução em algum ponto do ureter, independente da causa, o duplo J garante a permeabilidade da via urinária. Este cateter pode permanecer por várias semanas, depende da orientação e critério do próprio urologista.






91 comentários:

  1. esse cateter nao dificulta a saida do calculo espontaneamente não?

    ResponderExcluir
  2. Estou usando cateter, gostaria de saber se pode infeccionar ou até mesmo sair do lugar? O que devo evitar comer ou fazer enquanto estiver usando. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. EU TENHO UM CALCULO ´NO RIM DIREITO E ESTOU USANDO O DUPLO J ,VOU FAZER UMA LITOTRIPSIA PARA QUEBRA O CALCULO,ESPERO QUE DE CERTO,PORQUE FAÇO TRATAMENTO A DOIS ANOS,JA FIZ COM LASER E NÃO DEU CERTO,AGORA COM O DUPLO J ESPERO QUE A PEDRA SAIA.

    ResponderExcluir
  4. EU TB USO CATÉTER DUPLO J E JÁ SAIU VÁRIAS PEDRAS DEPOIS QUE COMECEI A FAZER A LITOTRIPSIA.

    ResponderExcluir
  5. Alguem pode me reponder se esse tal cateter duplo j fica encomodando apos o procedimento de retidada do calculo pelas vias urinarias,pois meu medico disse que vai colocar e vou ficar 4 dias e como é que é retirado, dis ele que não demora mais que 5 minutos e a seco??
    Estou apavorado!!! Por favor manda no meu e-mail quem já fez esse procedimento
    lara.bmj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. como sai urina quem usaisso?

    ResponderExcluir
  7. NIKE
    EU COLOQUEI O DUPLO J ,FEZ UM MÊS COMECEI A SENTIR UMA SENSAÇÃO DE QUERER URINAR E UM POUCO DE SANGUE E O MÉDICO DISSE QUE ESTAVA REJEITANDO
    E TIVE QUE TIRAR, O PROCEDIMENTO É BEM SIMPLES
    FUI NO HOSPITAL É COLOCADO UMA NESTEZIA BEM FRACA EM QUE SAI 2 HORAS APOS

    ResponderExcluir
  8. descobri a pouco tempo que tenho pedra no rin direito...eu ja sinto as colicas a mais de 3 anos e achava que era coluna e tomava diclofenaco direto e agravou minhas dores..eu vou usar um catéter também..pessoal isso dói depois da anestesia???estou meio ansiosa..e o medico dr.daniel disse que depois ele vai quebrar a pedra e retirá-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RITA DE CASSIA GOMES30 de julho de 2012 23:16

      OLA!!! MEU NOME E RITA DE CASSIA, EU TO USANDO UM CATETER, NAO VOU DE ENGANAR MAS INCOMODA UM POUCO. FIZ UM RAIO X PRA SABER SE JA VOU RETIRAR. SINTO MUITA DOR PRA FAZER XIXI.E COMO SE ALGO ESTIVESE ME APERTANDO POR DENTRO. MAS TIRANDO DISSO A CIRURGIA E TRANQUILA. TE DESEJE BOA SORTE.

      Excluir
    2. oi meu nome e liane e um procedimento normal.se esta emcomodando e sinal que saiu do lugar procura seu medico.

      Excluir
  9. sabrina cupolillo6 de julho de 2011 14:21

    Olá a tds me chamo sabrina,estou com o cateter dupla J.Ele realmente doi um pouco sim!E quando vc vai urinar sai sangue!Bom o meu medico disse que isso é normnal pois é um corpo estranho dentro de nós né!Bom tem uma semana que fiz mais ja tinha feito o mesmo metodo de agora!E lendo bastante como gosto de ler vi que nen sempre precisamos colocar esse cateter fiquei toda babo quando li que podemos acabar com essas pedras tomando apenas remedios!!Tds falavão muito bem de um tal de NQI é claro que é um tratamento demorado ou se tiver sorte rapido li tb sobre o remedio ROWATINEX que agiu em varias pessoas em 5 dias nossa só de pensar que vc não irá passar por anestesia dopagem agulhadas mesas cirurgicas fiquei iper feliz!Pois quando fiz a primeira cirurgia pelo canal pensei q nunca mais passaria por isso!Bom enfim converse com seu medico pergunte sobre esses remedios quem sabe é o melhor caminho para nós que sofremos com a maldita pedra no rim.Vou proucurar um Naturopada e ir de cabeça rsrsrs Bom então é isso grande abraço a tds e não esquesa nunca de pedir a Deus saude pq sem saude não somos nada não pesem mais nada apenas muita e muita saude bjão

    ResponderExcluir
  10. BOA TARDE A TODOS. COLOQUEI O CATETER DUPLO JOTA DIA 30/08/11 E NADA SINTO. O SANGRAMENTO NA URINA É NORMAL NA 1ªSEMANA. A MINHA PEDRA ERA BEM "GRANDINHA" E TAPOU O URETER. MEU RIM ESQUERDO JÁ ESTAVA DILATADO E POR MTO POUCO, MAS POUCO MESMO, O MÉDICO NÃO CONSEGUE TIRÁ-LA TODINHA. MAS SE ESTE CATETER EXISTE É PARA Q NÃO SINTAMOS DOR NA HORA DE EXPELIRMOS O Q RESTOU, POIS ELE SERVE COMO "1 ESCORREGA", UMA PROTEÇÃO PARA O SEU URETER. NADA Q VCS TENHAM Q SENTIR MEDO. EU SENTI, MAS DEPOIS VI Q ELE NÃO SAI, NÃO DÓI E NÃO SETIMOS A DOR DAS CRISES. É CLARO Q NÃO PODE FICAR ETERNAMENTE LÁ. TEM Q SER TIRADO, MAS O CONTROLE RADIOGRÁFICO, O ACOMPANHAMENTO E A PERÍCIA DO SEU MÉDICO E A SUA FÉ DE QUE NÃO HÁ MAL Q NUNCA ACABE, SERVEM COMO ALENTO PARA TODOS AQUELES Q 1 DIA SENTIRAM ESTA CÓLICA! ABRAÇOS A TODOS, ELIANE.

    ResponderExcluir
  11. Coloquei um duplo j a 5 dias vou passar dois meses com ele estou gravida de7 meses será que prejudicará meu bebê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGA NAO SE PREOCUPE PASSEI PELO MESMO PROBLEMA MAIS GRAÇAS A DEUS DEU TUDO CERTO

      Excluir
  12. ola pessoal,eu tambem coloquei um duploj no final de fevereiro 2012 ja faz 4meses que estou com ele,devido a dois calculos impactados com mais de 10mml,ja fiz 3 leco{litotripicia},os 3 meses td mormal mais a 15 dias estou com hematuria na urina e dor para urinar,voltarei ao urul... para investigar certamente terei de tirar.depois postarei oq ue aconteceu ok!mas aqueles que precisam por nao se apavorem nada que nao podemos suportar!com fe em Deus e autodomio e confiança td saira bem !um abraço! boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mude de médico. peça outra opinião. meu médico disse que calculos com esse tamanho dificilmente se quebram com leco. dizem que fazer leco aumenta em muito o risco de ter diabetes. eu parti para cirurgia estou me recuperando bem, e meu rim está perfeito.

      Excluir
    2. 4 meses nossa não sei como vc aguentou estou há 3 dias e doida pra retirar isso,tenho vontade de urinar de 5 em 5 min,sai sangue e me incomoda demais...

      Excluir
  13. Oi coloquei o cateter a dois meses e tou sangrando muito lig p o meu medico ele disse q era normal tou tendo tb muitas dores,mais acho que varia muito de pessoa p pessoa.vou quebrar as pedras essa semana esperro que resolva pois nao quero mais passar por isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é dizem que é normal sangrar,porém o médico me disse quando se faz esforço,já é a terceira vez que ponho um cateter,na primeira quando coloquei no hospital público nunca sangrou,na segunda vez e terceira foi no particular,na segunda sangrava quando eu caminhava,só que agora eu estou em casa sem fazer esforço nenhum e sangra quando urino,esse não é nem o problema,a coisa chata é a vontade imensa de urinar e quando vou não sai quase nada.

      Excluir
  14. ola galera...fiz 3 cirurgias no dia 29/08/2012...minha cirurgia foi d barriga aberta ,ontem tirei os pontos e a sonda,vou ficar com duploj ate dia 24...sinto dores horriveis ao urinar ...essa cirurgia doi dmais,ainda estou acamada e sofrendo horrores...nao vejo a hora disso akbar estou vivendo os piores dias da minha vida...

    ResponderExcluir
  15. Olá coloquei o Duplo J dia 19/10 e até o momento não o retirei, urinei sangue por mais de uma semana que é normal, mas agora quando fico muito em pé ou faço algum esforço sinto muita dor, principalmente ao Urinar, não vejo a hora de retira-lo, incomoda demais, é algo constante vc não esquece que tem ele.

    ResponderExcluir
  16. Coloquei meu Duplo J, no dia 03/12/2012, isso é muito ruim não consigo dormir, tenho que levanatr a noite toda para ir ao banheiro, doi a uretra e as costas, já quero tirar pois incomoda muito.

    ResponderExcluir
  17. ola pessoal, passei por momentos terríveis devido cálculos renais, tive pielonefrite, devido a pedras q obstruiram minha ureter fiquei em coma induzido por 4 dias, e 10 dias na UTI, sai do hospital c/ duplo j, e fiquei com ele por 5 meses e meio, fiz 2 LECO, e médico disse q ainda ficou uma pedra pequena, estou aguardando consulta c/ metabolismo, o problema é que sinto dores se me esforço, disseram q pode ser por causa do período q fiquei com duplo J, sofri os sintomas acima relatados.Mas tenho fé q tudo vai passar. abraços

    ResponderExcluir
  18. O rim onde está o cateter dói. Porque será? Fiz o duplo J há dois dias. É preciso repousar quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi,o rim não doi nada ,doi la em baixo quando faço xixi.

      Excluir
  19. coloquei faz uma semana não aguento de tantas dores, está insuportável, choro de dor, vou fazer raio-x pra ver o que está acontecendo....

    ResponderExcluir
  20. Coloquei a 3 dias. Estou tendo bastante sangramento. Porque será? Ele incomoda na hora de urinar. Parece um repuxo por dentro. As vezes sai uns coagulos. Bom, perto da dor que senti antes disso o duplo J é fichinha. É muito bom existir espaços como este para trocas de informações.

    ResponderExcluir
  21. Estou com cateter nos dois lados, já faz 6 dias e continua sangrando. Tenho receio de ao fazer a litotripsia não aguente de tanta dor por causa e com o cateter o incômodo se torna maior. Mas uma coisa é certa não quero ficar com essas pedras. Então todo sacrifício será necessário. Com fé em Deus e muita água nos livraremos deste problema. Abraços a todos

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, hoje 18/06/2013, resolvi voltar ao meu médico (Urologista) pois fiz tbm a colocação de cateteres (no dia 13/06/2013), 1 em cada rim, não aguento mais sofrer, disse a ele que esta doendo mto, ao urinar (de 5 em 5 min.) doi mto e pouca urina (sangrando) eh um incomodo esse corpo estranho, estou sofrendo de mais, ele me disse que varia de pessoa para pessoa ( pois algumas nem percebem a presença desse corpo estranho), mais ele n disse nd em tirar, pois o cateter serve para dilatar o canal para poder fazer a remoção das pedras, que ficou marcada uma nova cirurgia para o dia 29 desse mês, soh que fiquei sabendo de uma novidade que me deixou mais apavorado ainda. É que nessa cirurgia faremos a remoção dos calculos e sera colocado novamente 2 cateteres novos para fazer a cicatrização.... espero eu que, n venho a sofrer como agora, eh uma dor mto chata, mais a base de buscopan e toragesic, esta aliviando as crises, mais estou de molho e n consigo fazer nd.... n vejo a hora de acabar com esse sofrimento! ass. Lucas

    ResponderExcluir
  23. anônimo 20/6/2013 Boa noite fiz retirada da pedra com sonda ureterolitotripsia dia 12/6/ urologista colocou cateter duplo j doe muito mas já estou trabalhando . Meu medico disse que vai tirar daqui 3 semanas . Estou com medo não sei como é feito isso se é sem anestesia . alguém me responda por favor . ass.daura

    ResponderExcluir
  24. Ola Daura, com ctz eh com anestesia.....veja o video de como que eh feita a remoção:
    http://www.youtube.com/watch?v=J2r9q3WgVic

    ResponderExcluir
  25. estou com duplo j ha uma semana o fiuzinho de nylon que fica pra fora enroscou na cueca e quando tirei o calça para urinar puxou o cateter, pensa na dor, esta sangrando , até o ocorrido fato estava 100 por cento, apenas um incomodo mais estava dirigindo e andando de boa e urinando normal....to com medo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara que fio de nylon e esse eu estou com dj mas nao tenho fio de nylon nao porque,sera tds tem que ter?

      Excluir
  26. DAURA 2/7/2013 20:45 FIQUE TRANQUILO FABIO TUDO ISSO VAI PASSAR .LOGO FICAREMOS LIVRE DSTE SOFRIMENTO. EU FUI NO MEDICO HOJE ,MARCOU A RETIRADA DO MEU DUPLO J DIA 10/7 . SE DEUS QUIZER VAI DAR TUDO CERTO .ELE DISSE QUE VAI SER NO HOSPITAL COM ANESTESIA LOCAL E MUITO RAPIDO .DEPOIS EU DIGO COMO FOI .ABRAÇO E BOA NOITE.......

    ResponderExcluir
  27. estando com esse cateter duplo j, podemos trabalhar normalmente

    ResponderExcluir
  28. Eduardo
    Fiz uma cirurgia para retirar uma pedra de seis mm que estava alojada no ureter, e depois foi colocado um duplo j, sofro com isto,dói para urinar, dói na região do rim e urino com freqüência, pergunto, será que o duplo j pode ser retirado com uma semana ou menos, pois isto é ruim demais. Quero testemunhos do nqi, pois se for verdade esta eficiência propalada, porque os médicos não informam?

    ResponderExcluir
  29. OI GENTE .15/7/2013 DAURA INTERNEI DIA 10/7 PARA RETIRAR O CATETER DUPLO J .FOI MUITO RAPIDO,ANESTESICO NO CANAL A RETIRADA NÃO DEMOROU UM MINUTO.GRAÇAS A DEUS ACABOU AS DORES ,O MAL ESTAR E A VONTADE DE FAZER XIXI TODO MINUTO.TIVE ALTA EM SEGUIDA .FIQUEI EM CASA 2 DIAS E VOLTEI AO TRABALHO HOJE.ESTA TUDO BEM ESPERO QUE NÃO TENHA MAIS PEDRINHAS.IA ME ESQUECENDO FIQUEI 4 SEMANAS COM O CATETER. BOA NOITE .FIQUEM COM DEUS .

    ResponderExcluir
  30. Hoje me aconteceu uma coisa surreal. Fui para o centro cirúrgico retirar meu duplo jota e o médico constatou, depois de analisar as imagens com a câmera do citoscópio, que não havia cateter nenhum lá. E confirmou com radiografia.

    SURREAL.

    Alguém já passou por isso?

    ResponderExcluir
  31. Em 01/07/2013 foi necessário intervenção para retirada de 01 cálculo de 0,4 mm, pequeno, porém havia parado no ureter e o nivel de creatinina no sangue estava a 1,8 ( sei lá o que, mas o máximo aceitavel seria de 1,3 )desde fevereiro deste ano que já sabia da existencia da pedra, após a primeira crise. Foi totalmente retirado porém houve a necessidade de colocar o cateter duplo J, para não correr o risco do ureter se fechar. realmente o cateter incomoda demais: quando se faz algum esforço físico dói, dói e arde quando anda o canal da uretra, vontade de urinar repentina e se não for, dói muito o rim e a uretra e ainda corre o risco de deixar escapar um pouco de urina. No final de um dia de trabalho, demora até passar a dor. Mas descobri que, se eu tomar bastante água, cerca de 2 a 3 litros por dia, o sofrimento é bem menor, pelo que percebi, quanto mais cheio a bexiga, menos dor, por isso passei a tomar água de hora em hora. Esta cirurgia e todos os procedimentos foram feitos pelo SUS, não tenho que que reclamar, um ótimo hospital de minha cidade, um ótimo médico, ótimo atendimento, alías, graças a uma médica do UPA que me atendeu, que teve a iniciativa de me " regular " e encaminhar a um especialista, pois eu já estaca com um quadro infeccioso grave e quase insuficiência renal. estou agora aguardando a chamada do médico para remoção do cateter.

    ResponderExcluir
  32. Bon dia a todos! Estou com o cateter (duplo J) ha 2 semanas. Assim, tudo que as pessoas a cima disseram relacionado aos sintomas que o cateter nos da e verdade. Realmente ae vc andar um pouco, ou fazer um esforco fisico por menor que seja acaba acontecendo pequenos sangramentos durante ao urinar, por mais que eu fique o tempo todo deitado .. Relaxado as vezes quando vou ao banheiro urino xixi com um pouco de sangue. Em relacao a dor, nao tenho sintido muito nao. Mas sinti bastante desconforto por causa do cateter, a gnt nao senti muito o cateter dentro do coroo mas percebe-se a presenca dele. Realmente e um saco. Nao vejo tambem a hora de tira-lo. Mas pessoal nao se assustem se sangrar de vez enquando um pouco, ou irem ao banheiro urinar toda hora que isso e normal. Desejo a todos uma otima melhora. E que facam o tratamento e repiusi certo. Daqui a 1 semana volto no medico de novo para fazer uma nova avaliacao para agendar a possivel retirada do cateter ai depois comento para todos voces como e que foi a retirada desse treco. Um forte abraco para todos. E melhoras!!!!!!!!!!!! ;D

    ResponderExcluir
  33. Finalmente retirei meu cateter dia 15/08, que havia sido colocado no dia 01/07, conforme comentei acima em 28/07. Nos ultimos 10 dias estava doendo demais e sangrando muito, talvez porque ando de moto todos os dias e havia pego uma lombada pilotando e cai sentado no tanque da moto. Vou ser franco: retirar foi a pior experiencia de minha vida, ainda mais porque antes de mim, duas pessoas não tiveram sorte, pois por incrível que pareça, o médico não achou o cateter. Fiquei um pouco impressionado. A anestesia é um pouco de gel " no local " de entrada. e voce fica sentado como um frango assado e com as pernas amarradas para não se mexer. traumático. O melhor foi quando acabou, depois de uns 20 min. Sai andando e sem nada, como se nunca tivesse usado esse bendito cateter, que , afinal das contas, muito me ajudou. Espero nunca mais precisar. Abraço a todos

    ResponderExcluir
  34. Gente tou usando o catete duplo j vou passar dois meses .ja se passaram um mim esforcei no trabalho fiquei muito tempo sentada e depois muito tempo em pe, fiquei com muita dor na verilha dos dois lados e tive sangramento, liguei para meu medico e ele passou dois remedios um antibiotico e um antiemorragico.estou tomando mais ainda doi a verilha.

    ResponderExcluir
  35. Meu nome é Rodrigo vamos lá, estou usando o Cateter Duplo J que por sinal incomoda muito na hora de mijar parece que esta secando tudo, para por ele foi normal entrei para sala de cirurgia e foi feito o procedimento igual ao amigo falou acima vc fica de franco assado e pernas amarradas caso acorde e tente sair, nao vejo a hora de acabar com isso minha pedra tem 1,5 cm por 0,9 cm e 4mm de espessura, o cateter vai ficar por 15 dias e depois que estourar a pedra vai ficar mais 15 dias, depois disso tudo posto aqui o segundo passo.

    ResponderExcluir
  36. Ola, sou gestante, com 6 meses, tenho calculo no rim direito de 1,3 cm. Dia 26/09 foi colocado o duplo j, nao senti muita dor lombar, e nao tive nada de sangramento ( ate agora ).
    Só qdo ando muito que da aquela queimaçao chata e urgencia em fzer xixi ( nao sai qse ada ).
    Essa queimacao vai passar ?
    Eu vou ter de ficar ate o nascimento, vou poder ter parto normal ?
    E a pedra, pode sair sendo de 1,3 cm

    ResponderExcluir
  37. Ola, também passei por esse processo de pedra nos rins, tenho também esse tal de cateter duplo j, no rin direito...
    A pergunta é, sera q as pedrinha saem mesmo, ja estou c mais de uma semana c ele plantado em mim, e ate agora n saiu pedrinha nenhuma, graças a deus as dores desse catete em mim n doem mais, qndo vou urinar, urino normal mas ater agora n vir pedaço de pedra sair, só a água limpa..Espero res..

    ResponderExcluir
  38. Olá. Tb passei por esse processo de colocar um duplo j e gostaria de saber se posso fazer esforço físico, já q meu trabalho exige isso.
    Vou deixar meu e-mail e desde já, obrigado à quem puder me ajudar.
    robinsonsilva77@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá,minha esposa esta usando a dois dias o cateter duplo j,sente poucas dores pois toma remedio sublingual de 8 em 8 horas,mas gostaria de saber se alguem teve tambem dificuldade de vacuar,não sei se é psicológico(medo da dor)ou se é normal.se alguem teve este sintoma por favor me informem.(tatueller@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Remédio para Dor paralisa o intestino, em geral o médico passa um laxante e resolve, depois umas caminhadas leves manterá o intestino normalizado.

      Excluir
  40. Oi pessoal, acabei de tirar o meu pela 2ª vez, e parece que esta foi pior. Acho que é porque fiquei 5 meses com ele. Tá ardendo muito, mas amanhã estarei melhor.
    Acho que o sintoma da esposa do Jose Luiz é um pouco psicológico, pois a gente fica com medo de fazer força e consequentemente vem a dor. Eu tomava activia à noite e pela manhã, para o intestino funcionar rapidinho, sem precisar fazer força. Também comia mamão, laranja com bagaço e por aí afora. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  41. Coloquei o duplo J há 9 dias, depois de tirar uma pedra que estava tampando o canal da urina, o rim já estava dilatado, vou tirar o Duplo J depois de amanhã, não vejo a hora, não aguento mais, para ficar em casa a noite eu coloco fralda de bebe sem fechar, como se fosse um absorvente grande, uma enfermeira me ensinou esse truque no parto da minha filha, funcionava como um absorvente gigante, foi a melhor coisa que arrumei, pois não aguentava mais ir no banheiro a cada 5 minutos para sair uma gota, se soubesse que iria aliviar tanto já teria colocada há muito tempo....( a fralda)

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde:

    Agradeço imensamente por poder dividir opiniões aqui!
    Tais problemas são incômodos mesmo...
    Serei breve no meu relato - em novembro, tive que ser internado: pois apresentava dores abdnominais; achava que pudesse ser algo ligado à PROBLEMAS INTESTINAIS. Ao chegar no hospital, descobri que TINHA UM CÁLCULO NO URETER ESQUERDO (até meio grande...de 6 milímetros): e outro pequeno no mesmo rim (espero não ter mais!). Tomei medicações para aliviar a dor. E o pior foi a PRESSÃO ARTERIAL; que aumentou mesmo - talvez pelo desconforto. Coloquei um DUPLO J e levou tempo. Fiz LITOTRIPSIA semana passada, e coloquei outro: pois houve pequenas lesões internas. Irei tirar este amanhã e um FIO EXTERNO (que parece SEGURAR A URETRA)... Confesso que tenho medo, pois tenho sensibilidade (e INCÔMODO) nessa região: fora que não podemos fazer nossas coisas rotineiras quando estamos assim.
    E dou dicas: beber bastante água, evitar alguns tipos de alimentos. Há um chá chamado QUEBRA PEDRA (que na verdade EVITA NOVAS SURGIREM).
    VIVER BEM_TER SAÚDE/o melhor de tudo.

    Valeu,
    Rodrigo

    * O pior do tal DUPLO J é quando se tem vontade de urimar, e ao RETER TAL POR POUCO TEMPO: dá uma dor chata no rim afetado.
    E é comum sair SANGUE após tal procedimento (a urina fica com odor semelhante a REMÉDIO).
    Outra coisa que seria péssimo seria tal SONDA. Colocada no início para que a URINA COM SANGUE saia. A minha no início parecia BOLSA DE SANGUE (dessas de DOAÇÕES!)...

    ResponderExcluir
  43. Olá,faz 3 anos que tenho calculo renal em ambos os rins.Nos ultimos 6 meses vinha tendo crises renais com muita frequencia, para ser mais especifica 2 crises em uma mesma semana.Fiz uma tomografia e estava com um calculo de 0,8 cm na saida do rim esquerdo o que ocasionou uma hidronefrose grave.Faz 28 dias que fui submetida á uma ureterolitotripsia e estou com o cateter duplo J,confesso que ele encomoda bastante e nos ultimos dias temnho sentido uma dor insuportavel ao urinar e mina urina apresenta sangue alem d ter tido febre.Ainda faltam 12 dias par ser retirado o cateter mais estou encomodada com tantas dores,espero que seja retirado logo pq ainda falta cuidar do rim direito.

    ResponderExcluir
  44. SOU USUÁRIO DE DJ . DÁ MUITA VONTADE DE URINAR E AS VEZES DÓI . MAS NADA COMPARADO A DOR DA PEDRA . TOMEI MUTA MORFINA ATÉ IR PARA MESA DE CIRURGIA.

    ResponderExcluir
  45. Olá, fiz uma cirurgia no dia 09/01 onde me retiraram um calculo de 12mm e também me colocarão o famoso cateter duplo J e até a data não me tem dado dores mas sim desconforto, e o grande segredo é que temos de repousar muito e não fazer esforços e beber dois litros de agua por dia, já estou com tédio de ver as paredes de minha casa pois só saio de casa 1 a 2 horas durante o dia que é para tomar um pouco de ar, fora isso estou sempre no sofá deitadinho a ver tv e urino de hora a hora pois se deixo se passar mais tempo quando vou urinar aí sim dói muito o meu rim esquerdo, até a data está a resultar graças a deus. Faço isto porque não quero ter mais essas malditas cólicas pois a dor era muito forte, e só para vocês terem a noção o quanto doía numa escala de 1 a 10 eu tinha dores de nível 8, ao fim de quatro dias a correr para as urgências para me darem morfina tive de ser operado de urgência porque o meu rim já estava em sofrimento e dilatado em 10mm e corria o risco de ficar com graves lesões no mesmo ou até ficar sem ele, o médico depois de me operar disse me que eu era um homem com muita sorte, no dia 05/02 volto ao bloco para retirar o cateter e voltar a ter a minha vida normal pois já sinto falta disso.
    A todos que passaram por isto ou estão a passar só vos deixo uma palavra temos de ser FORTES!

    ResponderExcluir
  46. Eu estava sentindo dores e mais dores, cólicas intermináveis. Já não aguentava mais tomar analgésicos, fui ao médico e descobri que eu tinha um cálculo renaç de 18mm, ENORME, ele estava ou está no canal do ureter.Coloquei este cateter duplo J, QUASE MORRI DE DOR, foi sem anestesia, o médico passou só chilocaina por fora e esse cateter foi entrando e rasgando até minha alma. Estou com ele a 3 dias, incomoda bastante, porém as dores diminuíram UM POUCO, fiz uma litotripsia e tenho q fazer outra daqui duas semanas!!! É DOR PRA MAIS DE QUILÒMETRO!!! Só quem tem ou teve pra avaliar o nosso sofrimento. Quem nunca teve pensa q a gente está inventando dor!!! Rezo e torço para eu sarar logo!!! Nunca havia sofrido tanto assim!!!

    ResponderExcluir
  47. Após duas crises horrorosas, uma dia 25 e 27/01/2014, passei pela tal cirurgia com laser. Foi colocado o tal cateter duplo jota e estou com ele até agora no meu rim esquerdo. O médico que me atende disse que a pedra por ser muito grande, não conseguiu quebrá-la inteiramente e por isso pôs o cateter. Sem previsão de retirada, em função de outros procedimentos cirúrgicos que obrigatoriamente deverão ser realizados com mais urgência. É muito incômodo mesmo o uso do duplo jota. Todos os comentários que li acima, se encaixam com a experiência que estou passando. Gostaria que alguém me respondesse o que podemos ou não fazer enquanto estamos com esse corpo estranho internamente. Sou casada, posso fazer amor com meu marido? Posso dirigir? Enfim, são tantos questionamentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa, fiz a cirurgia para a retirada da pedra e coloquei o cateter dia 08. Meu médico deu 08 dias de atestado e disse que depois de 1 semana poderia ter relações sexuais . Mas não consegui , porque o cateter incomoda muito.

      Excluir
  48. to com o duplo j a 3 meses o desconforto e terrivel doi pra urinar e sinto dor nas costas fui ao medico e ele me receitou 2 remedios q ajudaram muito os nomes sao toralgesic e um sublingual e paratram esse socompra.com receita mas sao otimos e foi o q me ajudou hj vou ter consulta com uro as 3 pedras q eu tinha sairam entao vou fazer a retirada do duplo j espero q n doa e pra quem esta com ele um conselho evite esforços e fique mais em repouso e tome esses remedios q eu falei ajudam muito bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
  49. oi!! sou garçom estou usando o duplo j faz 3 dias, vou ficar com ele por mais uns dez dias, vou poder trabalhar normalmente?

    ResponderExcluir
  50. Ola´, estou usando um cateter duplo J fazem 2 meses. No inicio não sentia nenhum incomodo, mas ultimamente estou sentindo muitas dores e tomando bastante remédio para dor. Mesmo tomando bastante liquido minha urina continua muito escura. Fico muito preocupada. Estou com uma pedrinha presa no cateter, possivelmente ela esta machucando para que a urina esteja saindo assim tão escura. Mas já sairam bastante pedrinhas. Mas as dores que estou sentindo agora são muito chatas, enjoo, mal estar, banheiro direto. As vezes as pessoas não entendem. Mas minha vontade é de passar o dia inteiro deitada. Não tenho força pra nada. Nada resta a não ser esperar a decisão do medico para retirar esse tal Cateter chatinho.....

    ResponderExcluir
  51. Olá pessoal eu estou com cateter duplo j a mais 14 dias , pois foi a unica solução que o médico teve para aliviar essa maldita dor no rim. E a onde permaneci por 8 dias para fazer a cirurgia e até agora nada.E esta judiando de mim não durmo direito tenho pesadelo e dependo do SUS para fazer essa cirurgia e nada. Só sei que doi ao urinar e sai sangue . Tenho cateter no lado direito pois tem pedra de 7mm pra mais e no lado esquerdo tenho outro de 10mm e não tenho previsão de quando tiro pois tenho que aguardar essa maldita cirurgia , Estou sofrendo muito com isso.

    ResponderExcluir
  52. Passei pelo mesmo procedimento, faz duas semanas, ainda sangra muito e arde ao urinar, na consulta de revisão o médico me falou q tudo isso e normal, incomoda muito.

    ResponderExcluir
  53. fiz cirurgia pra retirada da pedra dia 19/03 tinha 5,4mm ,estou com o duplo j a 13 dias e dói muito os primeiros dias são os piores,estou de hora em hora indo ao banheiro e dói ate pra caminhar irei tirar dia 19 o medico me disse que é só com anestesia local sem necessidade de sedação estou muito ansiosa espero que seja a ultima vez que passo por isso

    ResponderExcluir
  54. Eu, como tantos aí coloquei o tal catéter c/jj, tem 23 dias, amanha vou retirar, estou com medo que doa muito, o pior que eu não tirei um cálculo e sim um pólipo na ureter, alguém já tirou isso, todos que eu converso só tiraram cálculos, fiz biópsia deu negativo

    ResponderExcluir
  55. Ola, gostaria de saber se posso frequentar praia normal com o cateter duplo

    ResponderExcluir
  56. boa tarde!em 20 de fevereiro tive uma dor horrível,fui para a emergência do h.de clinicas de p.alegre,e foi constatado calculo renal no ureter próximo da entrada da bexiga 1,3 cm,foi colocado o dj e estou com ele até hoje,encomoda bastante,arde quando urino e as vezes sai um pouco de sangue.estou louco pra tirar.

    ResponderExcluir
  57. Ola pessoal,no último dia 07/04/14,fiz uma cirurgia do rim direito para correção do ureterocele,e na hora da cirurgia foi contada um cálculo antigo dentro do meu rim,foi preciso fazer um corte pois uma pele estava cobrindo a pedra,foi feitaca cirurgia pelo canal da urina,tomei a anestesista Rack,também estou com o duplo J,concordo com os comentários acima é uma dor chata e p/ urinar então nem se fala,mas hoje está fazendo 20 dias que estou com o duplo J,e minha urina está muiiiiiiiiiito vermelho(sangue),apesar dessa ser a terceira cirurgia não sei se é normal esse sangue na urina,vou retirar o cateter dia 12/05.
    Seja o que DEUS QUISER!!!
    Se alguém puder me dizer se é normal depois de 20 dias urinar sangue e a urina ter um odor muito forte,desde jau agradeço.
    Melhoras pra todos nós!!!bjs

    ResponderExcluir
  58. Sempre senti dor lombar, fiz ultrassonografia e nunca aparecia nada, depois de cinco meses senti uma forte dor incontrolável, até que um médico pediu uma tomo, e constatou uma pedra obstruindo a uretra, lado esquerdo, colocaram o duplo j, e todos os sintomas relatados são verdadeiros, urino a cada 20 minutos, sangra muito, doi muito principalmente na primeira semana, você fica angustiado... mas a mente tem que ser forte para que o corpo responda da mesma forma. Foi bom ter encontrado este comentários.

    ResponderExcluir
  59. depois de 45 dias retirei ontem o duplo j ,através do procedimento chamado citoscopia,é rápido não senti dor apenas uma ardência e desconforto na hora de retira foi feito no bloco cirúrgico com anestesia local depois vc levanta e vai embora, sangra um pouco e arde no primeiro dia mas nada comparado qdo esta com o cateter no 2 dia vc já esta bem.

    ResponderExcluir
  60. Pessoal estou gestante de 6 meses e ha 20 dias coloquei já pela segunda vez esse cateter da primeira vez não foi tão traumático mas agora dói demais mesmooo...minha profissão requer muito esforço e agora vou me afastar do trabalho até fim da gestação porque é quando vou poder retirar o cateter realmente eu vivo debaixo de anestésicos pra aguentar a dor o bebê se mexe muito é preciso muito repouso e muita água e muita calma pra não enlouquecer...

    ResponderExcluir
  61. Ola pessoal. Passei por uma cirurgia dia 20 para retirar um calculo no ureter. Coloquei o cateter diplo j. Tem uma cordinha que fica pra fora e incomoda muito. Tenho sentido dores lombares. Aparentemente vou tirar o cateter dia 28 ( só 8 dias apos colocar). Vcs sabem dizer se essa cordinha deve ficar presa por esparadrapo ou solta? Os incômodos lombares são normais? Alguém já tirou o cateter tao cedo assim? Quais são os melhores analgésicos?

    ResponderExcluir
  62. Estou com duplo j pela segunda vez, estou com ele há 2 meses e me senti amparada lendo os relatos. Vivo a base de analgésicos e com sangue na urina. Tinha receio de não ser normal, mas pelo visto é o que mais acontece. Semana quevem será feita a retirada, não vejo a hora!

    ResponderExcluir
  63. Coloquei meu duplo j dia 21/05/14 por causa de uma pedra presa no ureter, mas desde então é só dot e sofrimento estou com infecção urinaria que não passa até incontinencia me apareceu...sera que quando eu tirar esse cateter vou melhorar desses sintomas? Alguém já passou por isso? Me ajudem......!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  64. Olá a todos!!
    Obrigado pelos comentários.De facto ajudou-me imenso a perceber que afinal tudo o que sinto desde o desconforto,as dores e o sangue na urina é normal.O médico diz que é normal mas como não conheço ninguem que tenha passado pelo mesmo eu não sabia.Tenho cateter desde 27 de maio e não vejo a hora de retira-lo.
    Boa sorte para todos!!!

    ResponderExcluir
  65. eu passei por uma sirurgia de retirada de pedras nos rins direito e esquerdo ( varias ) foi retirado do lado esquerdo e do lado direito foi colocado um duplo j....meu deus do ceu ...doi dimais ,sem diser ke vou ao banheiro a cada 10 ou 20 mts...se eu soubese desse site aki antes da cirurgia eu nao AUTORIZAVA A COLOCAAO DO DUPLO J NAO........querem saber a verdade sobre esse aparelhinho ke eles disem ke e otimo para ajudar a retirada das pedras ?? e uma mentira....doi pra capacete....kem for colocar ...uma boa sorte,pois o meu eu vou retirar dia 14 de julho e se o medico diser ke nao pode tirar para uma nova cirurgia eu vou negar e assinar um documento para negar esse negocio dentro de mim.........para kem vai passar por isso tdo..pensse bem antes de colocar e muita boa sorte.........obrigado a tds ....e uma boa sorte....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ser porque sua cirurgia foi bastante invasiva. espera uns dias para ver si a infamação para pois a minhas dores forão diminuindo depois de 6 dias e vou ficar 14 dias com o dj meus cálculos era de 6mm e 8mm boa sorte.

      Excluir
  66. alguém poderia me disser se é normal ter dor no rim após tirar o duplo j continuo com dor faz 2 meses que retirei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei e horrivel,passei horrores com duplo j.era pra passar dez dias e passei um mês..No dia que fui tirar comecei a sangra e saia uns coagulos,so que agora livre dele eu nao posso respirar profundo que sinto um encomodo no rin,nao sei porque e isso.

      Excluir
    2. Fui submetida ao procedimento ureterolitotripsia em 23/10, diante de um quadro de infeccao renal, calculo de 1,3cm na pelve renal (rim). A pedrA foi quebrada, secrecao drenada e o dj foi inserido. Tive febriculaa no pos e com 20 dias foi removido o.dj, e sde entao sinto incomodo do mesmo lado, abaixo das costelas. E senti algumas vezes tb uma alfinetada de leve mais abaixo, na lateral do abdomen. Hoje serei reavaliada e tratarei sobre o assunto com o medico.
      Estou apreensiva. Ate pq o calculo foi quebrado, permacendo parte consideravel dentro do rim, porem em.outra posicao.
      Triste.

      Excluir
  67. Ola fiz a cirurgia a laser para a retorada d uma pedra d 7 cm nem mm eh cm mesmo a bendita da pedra fico metade estou com o duplo j a 7meses uma merda msmo vontade d urinar toda hora mal consigo dormir anoite evito beber agua pra.ir ao banheiro amanha vou tirar esse cateter e colocar outro pq dizem q ele eh valido por 6 meses nao sei como eh retirado pq qndo coloquei foi na propria cirurgia eu sou operadora d caixa estou afastada pq nao consigo trabalhar... o.medico esta com receio do cateter estar calcificado pelo tempo d uso ... depois conto como foi a retirada desse ea colocaçao d outro no msmo dia!!!ass Nana

    ResponderExcluir
  68. Fui fazer a trocar do cateter ontem mas o cateter q estava em mim estava calcificado na hora d tirar uma dor horrivel vc fica na posiçao d frango assado msmo nao amarraram minhas pernas nao mas eles passam un gel anestesico q nao anestesia porra nenhuma ele tiro o caterer mas a pedra q estava no cateter fico na bexiga ele fico uns 20min tentando tirar com uma pinça doe mtooo nao conseguiram ai ele tbm nao conseguia colocar o novo cateter resumindo ele axo melhor eu marcar outra consulta pra eles fazerem com anestesia local msmo pra quebrar essa pedra da bexiga e tirar e colocar o cateter d novo. Estou sem cateter nenhum ontem essa tal pedra da bexiga tava qse saindo sentia metade dela mas nao saiu pq eh mto grandinha hj acordei ela entro d novo pra dentro mas melhoro pq nao senti mas ela na hora d toma banho e estou fazendo xixi melhor.mas a pedra ta na ureta e a outra pedra enorme no rim q eles ainda nao sabem oq iram fazer!!!Nana

    ResponderExcluir
  69. faz 3meses que retirei o dj e cada vez que faço força o lado do rim que estava o cateter dói,bastante no exame não consta infecção apenas proteína na urina não sei o porque alguém já passou por isso?

    ResponderExcluir
  70. coloquei meu cateter ontem e hoje estou com muitas dores pra urinar so vo tirar depois de 15 dias essas dores passam

    ResponderExcluir
  71. Pessoal estou com Duplo J faz 3 dias e o que mais me incomoda é a quantidade de sangue na urina estou muita assustada se alguém puder trocar idéias agradeço gaby.blessed@hotmail.com estou desesperada.

    ResponderExcluir
  72. Coloquei o Duplo J em 12.10.14, após me submeter a uma ureterolitrotripsia...onde uma pedrinha impactou no meio do caminho do meu ureter...os médicos conseguiram retira-la toda, afinal ela só tinha 0,4mm e incomodou...agora o cateter J devo tirar no final desse mês!! A única chateação que sinto com esse cateter foi que na primeira semana doía muito qdo eu terminava de urinar...era uma dor pulsante que ia diminuindo..e passava, agora não dói mais, mas sinto uma certa retenção urinária, como se ainda ficasse umpouquinho de urina na bexiga. Mas temos é que beber muita água!!

    ResponderExcluir
  73. Faz 20 dias que estou com o duplo j ,fui no médico ele marcou para tirar o cateter e tirar a pedra a laser,só penso na anestesia raque que tenho que tomar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro você vai ficar dopado e alejado da cintura para baixo 9 horas devido a anestesia na sua coluna rsrsrs ☺ a serugia leva 2 horas no máximo falo isso por que fiz a minha ontem, é quer um conselho fica com a cabeça na cama do momento que vc sair da sala de serugia ate seu quarto se vc ficar com cabeça em pé ou sentado, obvio tu não vai ta sentindo suas pernas, você vai vomitar e dor de cabeça vai tão infernal que que vao ter que te dopar de novo.... Durma ate vc sentir que suas perna voltou ao normal, abraço mano (@)

      Excluir
    2. De fato, apos anestesia, prorrogue ao maximo falar, comer, subir a cabeca. Do contrario, vomito na certa. Passei por isso e aprendi a liçao!

      Excluir
  74. Estou com um cateter Duplo J a 4 dias e doi muito na hora de urinar. Nos primeiros dias saia muito sangue, agora diminuiu, mas na hora de urinar agente sente uma pressão no lado que esta o cateter. Estou com 4 pedras no rim esquerdo (uma de 10mm e as outras de 2 mm) e uma no rim direito com 0.9mm. O médico me disse que vou ficar duas semanas com o Cateter e depois fazer a litotripsia. A partir de agora vou fazer atividades físicas e tomar muita água. Não quero ter isso nunca mais.!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  75. Parem de reclamar, perdi meu rim esquerdo por causa do calculo renal, já fiz 2 percutanea no rim direito essa ultima retirou as pedras e colocou o duplo j que doeu muito mas e uma dor que passa mais ou menos 20 dias, calculos de mais ou menos 1,5cm pra mais, e vou retirar o duplo j daqui uns 10 dias não vejo a hora, pois não está doendo.

    ResponderExcluir