quarta-feira, 11 de março de 2009

Caso Clínico-03

Após um período de recessão mediante a alguns ajustes contratuais e projetos de parcerias o blog esta de volta, e agora de cara nova! Coloquei um caso comum e fácil de resolver, conto com a participação de vocês.

Uma mulher com 65 anos de idade, que tinha recebido alta hospitalar em conseqüência de um IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), voltou algumas semanas depois para a emergência queixando-se de uma dor de início súbito no seu membro inferior direito.O médico assistente observou que a perna da paciente estava pálida e fria do joelho para baixo.Além disso ele não conseguia sentir as pulsações da artérias poplítea e dorsal do pé. Contudo palpava-se uma boa pulsação femoral na região inguinal. Ao ser questionada, a paciente declarou que fora para casa com a indicação de tomar medicação para ‘’afinar o sangue’’(ex:aas), porque os testes tinham revelado que o infarto havia provocado a formação de um coágulo de sangue no interior de seu coração. Os doutores estavam preocupados com o possível fato de uma parte desse coágulo ter se destacado e ido para outras partes do corpo.

Como o IAM poderia justificar a atual queixa de dor na sua perna?Em qual lado do coração(direito ou esquerdo) o coágulo do sangue previamente diagnosticado poderia se encontrar?Explique anatomicamente onde esta localizada a causa de seu novo problema e descreve como pode ter chegado até lá?

Fonte: Anatomia Humana –Graaff,de Van

3 comentários:

  1. O infarto predispõe a coágulos no coração....pelos sinais dela, é insuficiência arterial, e não trombose venosa, então o coágulo deve ter saído do lado esquerdo, através da arteria aorta-ilíaca comum-ilíaca externa-femural aonde se alojou. As artérias colaterais do membro inferior estão mantendo o membro irrigado, mesmo que deficitariamente.

    ResponderExcluir
  2. q q esse cara flo???insuficencia aortica nao tem nada a ve!depois falou de trombose venosa???
    isso e um trombo (devido ao infarto) q viro embolo!o trajeto ta certo
    abracoos

    ResponderExcluir